terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Mochilando

Nesse post, falarei um pouco sobre algo extremamente importante em qualquer tipo de viagem escoteira (ou não escoteira): a mochila.

O primeiro passo para montar uma mochila é, sem dúvidas, planejar. Dessa forma, uma checklist é crucial para que aquela sua capa de chuva não esteja largada no canto do seu quarto enquanto você passa frio em uma tempestade durante o acampamento. Várias checklists estão disponíveis na internet, embora pequenas adaptações sejam necessárias para cada tipo de atividade.

Normalmente, começo separando o material todo e colocando no chão de forma que eu possa conferir tudo depois (checklist né), assim como está na foto.

Certa vez, arrumando a minha mochila para um acampamento, minha mãe me falou: "ah, por que você não usa esses sacos plásticos que eu tenho?". Todo escoteiro sabe que uma mochila de acampamento só pode ser considerada decente se os materiais estiverem bem protegidos da água (afinal, um casaco encharcado não tem muita utilidade). A diferença é que minha mãe me entregou alguns sacos especiais, eram sacos nos quais vinham travesseiros, edredons e essas coisas de cama. Posso garantir que minha mochila ficou MUITO melhor e MUITO mais prática depois dessa descoberta revolucionária.

Descoberta revolucionária: compacta as roupas e é realmente prático

Para esse evento, levarei alguns itens que não são tão típicos de acampamento. Para o dia cultural, estou levando paçoca, pé-de-moleque e bananada como doces típicos do Brasil (espero que os estrangeiros gostem (: ). Além disso, estou levando roupa de festa junina como roupa típica (até com o chapéu) e algumas curiosidades, como ametista, colares feitos de sementes típicas, revistas turísticas e fotos de cidades. Quero causar uma boa impressão do Brasil e tentar convencê-los a visitar nossa maravilhosa pátria amada.

É interessante também perceber que, com os anos de escotismo, nosso material de acampamento vai mudando, ficando um pouco mais "profissional". Tente se lembrar do seu primeiro acampamento (escoteiro ou não)... provavelmente seu saco de dormir era um edredon gigante e que ocupava quase toda a mochila. A toalha também devia ser enorme e pesada. A escova de dentes era aquela que você usa todo dia, assim como a pasta dental. Com o tempo, nós compramos coisas menores, mais leves e mais práticas para melhorar nossa mochila. Pensando dessa forma, aqui vão as melhores dicas que eu já tive quanto a materiais de acampamento:
1) Compre um saco de dormir pequeno. Lógico que é importante prestar atenção na temperatura que cada um aguenta. Esse saco de dormir eu comprei no ano passado e tornou tudo mais fácil, ele é quase do tamanho do meu pé, além de ser super leve!





2) Toalhas superabsorventes. Extremamente comuns entre os nadadores, essa toalha é minúscula e seca tão bem quanto qualquer outra. Vale a pena.




Por enquanto, é isso, pessoal. O dia da viagem está chegando e estou cada vez mais ansioso (:
Espero que essas dicas sejam interessantes para vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário