terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Abu Dhabi e Grande Mesquita


Houve alguns dias corridos mas nada comparado a hoje, quando fomos a Abu Dhabi. Pra começar, é uma viagem de duas horas, o que significa acordar duas horas mais cedo, o que significa dormir menos duas horas, o que significa ficar com sono o dia inteiro porque ontem eu fiquei até tarde escrevendo no blog.

De qualquer forma, o que importa é que fomos para lá. Inicialmente, fomos a uma espécie de ilha construída para preservar as tradições árabes (foi o que eu entendi). Paramos em uma antiga casa árabe para tirarmos fotos. O interessante é que, normalmente, essas habitações possuem um alojamento para verão, com telhado de palha, e uma para inverno, com telhado de pedra. Quem me dera se eu tivesse um quarto para verão e um para inverno... seria tudo mais fácil, hahaha. Brincadeiras à parte, tiramos muitas fotos, especialmente com o mar ao fundo.

Logo após, fomos a estábulos de cavalo e demos algumas voltas na pista de hipismo que eles possuem. É interessante notar como os árabes admiram cavalos (tanto é que a raça de cavalos árabes é super apreciada), em muitos palácios e órgãos públicos, existem esculturas de cavalos.

Depois, vimos uma demonstração de avião controlado por controle remoto e fomos andar de balsa pelo mar. Porém, quando eu estava quase embarcando, me chamaram e, juntamente com o Sul-Africano, fomos velejar :D :D Nunca tinha velejado antes, então foi uma experiência super legal (ainda mais nas arábias né).

Apenas a entrada do Clube de Oficiais das Forças Armadas


Depois do almoço, tiramos muitas fotos (como sempre... em todos os lugares que vamos, tiram muitas fotos de nós) e fomos ao Hotel e Clube de Oficiais das Forças Armadas de Abu Dhabi. É um hotel/clube super luxuoso, com vários andares e sempre com decoração dourada no qual os oficiais do exércio, marinha e aeronáutica podem passar o tempo. Fiquei super feliz e orgulhoso quando vi um poster enorme anunciando a academia de Jiu-Jitsu que existe nesse clube. Para quem não sabe, o Jiu-Jitsu brasileiro é uma das artes marciais mais respeitadas entre as forças armadas do mundo inteiro. Ainda no clube, fomos jogar boliche. Foi muito bacana, especialmente porque algumas pessoas nunca tinham jogado boliche na vida, então era inédito para eles. Além disso, a luz negra deixava os dentes de todos brilhando, hahaha.

Logo em seguida, fomos à maior mesquita islâmica dos Emirados (e talvez no mundo): Sheikh Zayed Grand Mosque. A mesquita é extremamente grande, com capacidade para 35 mil pessoas apenas no pátio externo, além de ser muito bonita. É toda trabalhada em mármore branco e suas torres, que possuem a lua crescente na ponta, são enormes! Sua beleza (e grandeza) é facilmente comparada a da catedral de Notre Dame, devido ao fato de ambas serem muito altas e decoradas.

O explêndido Grand Mosque
Por fim, voltamos ao acampamento e, depois de um bom banho, ficamos ensaiando para uma apresentação que acontecerá amanhã. Colocarei as fotos depois (:

Ontem falei sobre como os árabes são animados, então hoje vou falar um pouco sobre a comida deles. O mais importante é: sempre há arroz! Ok, essa não deve ser a comida cotidiana deles... o cardápio deve ter sido ligeiramente internacionalizado. De qualquer forma, graças a Deus tem arroz (quem foi no Jamboree Mundial sabe exatamente do que eu estou falando). Um detalhe engraçado é que eles não usam garfo e faca, normalmente é apenas garfo e colher. Para comer como um árabe, deve-se pegar sempre muito pão sírio (café da manhã, almoço e jantar) e colocar vários recheios estranhos no prato. Então, corta-se aos poucos o pão e vai enrolando no recheio, simples assim. Quando falei que no Brasil tem comida libanesa (por causa dos imigrantes), eles quase morreram de rir, dizendo que não é comida árabe de verdade (nem vou falar então do Habib’s :x).

Então é isso, galera. Amanhã escrevo mais um pouco (: Abraços a todos!

2 comentários:

  1. Matheus, seu blog tá muito bacana!!! Continua colocando muitas fotos pra gnt ver pelo menos um pouquinho como são as coisas pelas Arábias XD! Espero que a sua viagem seja muito divertida e que possa ser um grande aprendizado pra sua vida!! =D
    Fátima Sainz

    ResponderExcluir
  2. Hahaha também estranhei a comida. Aqui somos acostumados à comida sírio-libanesa como sendo "árabe". Inclusive um libanês me disse um dado interessante: existem mais libaneses no Brasil (10 milhões) que a população do próprio Líbano (6 milhôes). E quanto à comida emirati, pra ser bem sincero, ainda prefiro a dos libaneses, principalmente no Brasil (em que a gente adicionou uns temperos nossos) kkkk

    ResponderExcluir