quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Necessidades especiais e aquário

Hoje foi um dia muito especial, pois visitamos o Sharjah City for Humanitarian Services, um centro especializado em ensino e reabilitação de jovens portadores de necessidades especiais. Afinal, toda essa viagem tem a motivação de desenvolver o escotismo para tais jovens. Nesse centro, busca-se a reabilitação do jovens para a vida cotidiana, além de fornecer um ensino diferenciado, de acordo com a necessidade de cada um.

No perímetro do Sharjah City, existem diversos centros, cada um especializado em um tipo de deficiência, sempre buscando dar o melhor tratamento para os jovens. Entretanto, algumas deficiências influenciam na velocidade de aprendizado e, portanto, vários exames são realizados a fim de se descobrir com que rapidez ensinar cada aluno. Além de ensino, contam com um centro de fisioterapia e terapia ocupacional. O primeiro, trata de movimentos mais básicos, como equilibrar-se, levantar, abaixar. O segundo, trata de movimentos mais finos, tais quais escrever ou escovar os dentes.

Fisioterapia para as crianças

Logo em seguida, seguimos para um prédio no qual os alunos podiam aprender carpintaria e pintura. Um ponto legal é que o material construído era utilizado no próprio centro. Portanto, na carpintaria, eles constroem muitos brinquedos pedagógicos e materiais de apoio, como suporte para alunos com problemas na coluna. Claro, o trabalho de cada um era adaptado para a sua capacidade de movimentação e precisão. O mais interessante é que os alunos, ao crescerem e se formarem, podem virar professores de carpintaria para os mais novos! O material da carpintaria passa, então, para a ala da pintura onde outros alunos os deixam mais bonitos.

Algumas curiosidades que eu notei durante o passeio foi que mulheres são maioria entre os funcionários do centro (quem diria que isso era permitido na arábia...) e que as crianças são inseridas na cultura árabe desde cedo, o que implica na utilização de véu pelas garotas desde pequenas. Também notei que as portas eram largas e havia rampas em todos os prédios, para facilitar a movimentação de cadeirantes. Infelizmente, não possuo fotos pois não era permitido tirá-las :( só consegui essa da fisioterapia.

Depois da carpintaria, fomos para a escola de surdos. Como nos disseram no início, os alunos surdos possuiam QI normal, assim, a escola era apenas adaptada no seu meio de comunicação. A escola lidava com alunos a partir de 6 anos, garantindo o ensino fundamental e médio, sendo que muitos dos jovens continuavam os estudos na universidade. As turmas eram pequenas (cerca de 4 pessoas) para que o professor pudesse dar total atenção a cada um dos estudantes.

Logo em seguida, fomos ao aquário de Sharjah, que também era um museu da história marítma da cidade. Segundo o museu, a pesca na região existe há aproximadamente 4 mil anos, sendo que as pérolas encontradas desenvolveram o local, atraindo barcos mercantes e colocando-a na rota comercial. O aquário também possuia uma quantidade notável de tubarões e arraias, além de outros animais marítimos diferentes.

Arraia vista pelo tubo do aquário... ela estava passando por cima de mim nesse momento
Parede de corais

Peixe estranho (não faço a menor ideia no nome, hahahaha)
Por fim, nossa programação da noite foi cancelada... íamos fazer compras em um shopping mas o Sheikh nos “convidou” para assistir ao festival das luzes, que ocorre de 9 a 12 de fevereiro (lembra que eu falei como o Sheikh é venerado?). Ficamos lá bastante tempo esperando o Sheikh chegar, mas valeu a pena. Assim que eu voltar para o Brasil, posto aqui o vídeo (e vários outros que eu gravei) para que todos possam ver, já que a internet é muito lenta.

Enfim, mais um dia se passou e muitas coisas aconteceram. O que eu consigo, escrevo aqui pra compartilhar com vocês (: Me despeço de vocês com esse maravilhoso pôr-do-sol. Abraço a todos!

Presente da natureza

3 comentários:

  1. Que maravilhoso você conhecer um centro de reabilitação. Acho que agora você deve entender mais sobre as minhas preocupações com portadores de necessidades especiais, em especial crianças e jovens. Teria um enorme prazer em conhecer este centro de reabilitação, mas lembro que no Brasil/Brasília temos o melhor centro da América Latina e está entre os melhores do mundo. Parabéns meu filho, faça acontecer a inclusão!

    ResponderExcluir
  2. Que incrível as mulheres serem maioria :)
    Muito interessante tudo por aí! Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Festival das Luzes? Parece coisa bacana hein?

    Muito legal, Matheus. Continue postando. Sabe um negócio que eu reparei, tem muitas bandeirinhas se multiplicando ali no lado esquerdo rsrs. Tá ficando internacional o Blog.

    ResponderExcluir